Ser bom em matemática

É tentador cair na armadilha de acreditar que ser bom em matemática é uma predisposição genética, o que nos retira o fardo de saber matemática. A verdade é que, com raras exceções, todos nós somos capazes de sermos bons em matemática.

Concedo de que para ser excecional em matemática é necessário ser dotado, mas se não somos bons em matemática, não é por causa dos genes. É porque não tivemos um professor de matemática que se importava o suficiente para nos ensinar realmente matemática. Em vez disso, os professores que tivemos ensinaram-nos, provavelmente, a memorizar fórmulas e a sermos bons em testes de matemática.

Ser bom em testes de matemática padronizados é inútil. Estes testes não medem o conhecimento real, somente amplificam um sistema que não funciona.

Do que precisamos é de ser exigentes e implacáveis em conseguir bons professores de matemática, para que os nossos filhos sejam bons em matemática, mudando a situação existente, em que a maioria não é.

Se podemos ler, podemos saber matemática. Matemática, tal como a leitura, não é opcional, é o nosso futuro e ajuda-nos a libertar do medo de criarmos e sermos inovadores.

“Será que uma pizza de 20 cm2 cabe num prato redondo de 23 cm de diâmetro sem transbordar?” é uma pergunta que nos deve fazer sorrir em vez de a querermos evitar.

Tradução do post “Good at math” por Seth Godin

Sobre Julio Garcia

Interessado em comportamento humano, marketing social, redes sociais, inteligência coletiva e como o design afeta o comportamento. Interest in human behavior, social marketing, social networks, collective intelligence and how the design affects human behavior.
Esta entrada foi publicada em Ensino, Geral com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s