Lutadores e pugilistas são diferentes.
O lutador luta, quando tem que o fazer, quando está encurralado, quando alguém ou algo em que realmente acredita está ameaçado. É urgente e é pessoal.
O pugilista, por outro lado, luta em pequenas batalhas apenas para se divertir. O pugilista tem um hobby e o hobby é ser oposição.
O pugilista pode transformar qualquer afirmação, citação ou evento numa oportunidade para ter um argumento que nos derruba e nos faz questionar qualquer coisa.
Em vez de jogar xadrez, o pugilista joga connosco.
Os pugilistas dão grandes comentaristas nas televisões. E ainda por cima parecem que estão envolvidos no debate de ideias. Com o tempo, percebemos que eles estão mais interessados em ver as reações que provocam, em vez de estarem interessados na resolução do problema em discussão.
Um pugilista a sério, tem uma longa lista de iscas inteligentes que deixam qualquer um sem argumentos. É claro que não se pode vencer, porque para o pugilista o debate é sobre o próprio argumento.
O melhor mesmo é chamá-lo de pugilista, de alguém que não está interessado em construir, mas apenas em discutir e ganhar as discussões. Depois voltamos ao trabalho para produzirmos algo que melhore o mundo, para fazermos a diferença, algo que um pugilista nunca fará, melhorar o mundo!
Tradução livre de “Pugilists” por Seth Godin.