Como a Dell engana os clientes

No dia 9 de Maio de 2011 comprei na FNAC online um Dell Streak 5. Não é um aparelho muito conhecido. É um híbrido de tablet e telefone, de 5 polegadas com Android, como se pode ver na imagem abaixo.

Dell Streak mini 5
Imagem retirada de http://ucphone.blogspot.pt/2011/01/dell-streak-mini-5.html

Houve vários fatores que me fizeram decidir por este aparelho. Um dos mais importantes foi o seu tamanho, as 5 polegadas. Trata-se de um telefone grande e de um tablet pequeno. Para mim foi optar por um telefone grande. Como já tenho alguma dificuldade em ver ao perto um ecrã de 5 polegadas foi um alívio. E, depois de 4 anos, deixei o meu Nokia E71, a funcionar lindamente, como telefone de backup. Ainda bem, porque neste momento é o que estou a utilizar.

Mas a história do incumprimento da Dell começa no passado dia 8 de Maio de 2012. Até esta data não tinha tido qualquer problema com o aparelho. Usava-o diariamente como telefone, para verificar o meu email e ler notícias. Perfeito como ferramenta do meu dia a dia. A 7 de Maio recebo um telefonema da minha Mãe e não oiço nada do que diz. Ponho o auricular e nada. Aciono o alta-voz e finalmente consigo ouvir. Descobri que ela me ouvia mas eu não, só em alta-voz.

Como o telefone estava na garantia liguei para a FNAC online e disseram-me para me dirigir a uma loja para resolver o problema.

Assim foi. Na 3ª feira dia 8 de Maio fui à FNAC do Chiado e entreguei o telefone. Levei a caixa e todos os acessórios. Na FNAC receberam o equipamento mas ficaram apenas com o corpo. Não ficaram nem com a tampa, nem com o cartão micro-sd e nem com a bateria. Disseram-me que era esse o procedimento.

Ontem recebo SMS da FNAC dizendo “A reparação nº 220512 encontra-se para levantamento. Sem reparação. Economicamente inviável….”

Ao receber a mensagem pensei: “o quê? O aparelho funciona. Apenas não oiço nem pelo altifalante de ouvido nem por auscultador e não tem reparação?” E lá fui ver o que se passou. Qual a minha surpresa quando recebo o diagnóstico da Dell:

Dizem que o meu equipamento tem humidade e que por isso perdeu a garantia. Senti-me enganado. Eu nem sequer entro na casa de banho com o telefone e dizem-me que está com humidade. Só se for pela humidade de Lisboa. E mandam a foto abaixo a mostrar os sensores de humidade ativos:

 

Recusei receber o telefone e devolvi dizendo que não aceitava tal diagnóstico e que os sensores só ficaram ativos ou no transporte ou nas instalações da Dell, já que tenho muito cuidado com este elemento. A FNAC devolveu o equipamento à Dell e vamos ver o que acontece.

Entretanto, porque não tirei nenhuma foto do telefone antes de enviá-lo (ia lá pensar que seria necessário), fui à internet obter imagens e vídeos de interiores e o que descobri é que os sensores estão idênticos aos meus:

 

Como é fácil de perceber nas duas fotos anteriores o sensor de humidade, mais abaixo, que é o que fica debaixo da bateria e por isso está mais exposto estão exatamente iguais. Este sensor pode ser visto sem qualquer ferramenta. Basta abrir a tampa traseira e remover a bateria. Está por isso muito mais exposto ao tempo que o segundo, mais acima, que só pode ser visto se o telefone for desmontado e por isso pode ser manipulado por quem não quer prestar garantias.

Aparentemente pela foto será esse o sensor que está ativado, o mais difícil de aceder e por isso menos sujeito aos fatores climáticos. É também aquele que nós consumidores não podemos controlar e por isso o mais fácil de manipular por quem não quer cumprir uma garantia.

Pergunto: como é que o sensor mais exposto não está ativado e o menos está? Respondo: tendo eu cuidado com os meus telefones, e o exemplo é o meu Nokia E71 de 2007 estar em perfeito funcionamento, só pode ter sido ativado pelo reparador.

Por isso não aceito o diagnóstico e espero que me devolvam o telefone a funcionar. Um telefone que custou € 349,00 não pode funcionar por um ano e depois simplesmente ir para o lixo. Não é admissível que grandes empresas como a Dell abusem dos consumidores.

Façam o favor de cumprir o contrato de garantia e devolver-me o telefone a funcionar. Aliás funciona quase tudo, apenas não oiço quando o tenho no ouvido e quando uso os headfones.

Dell faça o favor de cumprir a garantia e concertar-me o telefone. Quero o telefone a funcionar e não me venham com desculpas de humidade. NÃO ME ENGANEM! SEJAM HONESTOS!

Sobre Julio Garcia

Interessado em comportamento humano, marketing social, redes sociais, inteligência coletiva e como o design afeta o comportamento. Interest in human behavior, social marketing, social networks, collective intelligence and how the design affects human behavior.
Esta entrada foi publicada em Geral com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Como a Dell engana os clientes

  1. syy diz:

    FNAC…? será que o problema não será da FNAC….?,
    digo isto porque tem um péssimo pós-venda, etc!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s